Por meio do marciallima@mirante.com.br, o leitor Miguel Silva Neto nos enviou um desabafo sobre a atual situação em que se encontra o Instituto de Criminalística do Maranhão. Ele fala:
"Esta é mais uma prova do descaso da Secretaria de Segurança e da Polícia Civil para com o Instituto de Criminalísitica do Maranhão.
Um grupo de Peritos Criminais de todo o país, reunidos em Brasília no ano de 2009 durante o Fórum Nacional dos Gabinetes de Gestão Integrada, ante a necessidade e as barreiras encontradas para a padronização de procedimentos periciais em todo o país, levando-se em conta ainda as dificuldades dos estados de adquirirem equipamentos para os órgãos periciais, elaborou documento encaminhado à SENASP solicitando a aquisição direta de equipamentos pelo Governo Federal para posterior doação aos entes federativos, o que foi providenciado durante o ano de 2010, culminando com a entrega dos mesmos em 2011.
Tais equipamentos tem valor de aquisição altíssimo e devem estar submetidos à condiçoes específicas de armazenamento e utilização, pois o seu custo de manutenção também é bastante elevado. Ocorre que a reforma programada para o ICRIM-MA com os recursos doados pelo Ministério Público através de Termos de Ajustamento de Conduta, que já estão depositados em conta desde 2009, cujos projetos foram encaminhados aos setores competentes no mesmo ano, até a gora não foram aplicados.
Resultado disso: a falta de espaços adequados para o desempenho das atividades periciais, como por exemplo, a instalação de um Microcomparador Balístico avaliado em mais de meio milhão de reais em local deteriorado, cujo forro do teto está para desabar sobre o mesmo.
Dizem ainda que vão entregar alguns veículos para a perícia. Detalhe: não obedecem as especificações feitas pela instituição. Isso é brincadeira."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.