A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Superintendência da Defesa Civil de São Luís, está fazendo um trabalho de prevenção de desastres em 62 pontos de risco na capital maranhense. A superintendente, Elitânia Barros, observa que estamos num período de normalidade, mas o órgão está atento e pronto para intervir em caso de necessidade.
“Atualmente, estamos trabalhando com os Núcleos Comunitários de Defesa Civil, integrados por pessoas da própria comunidade. Com presença marcante na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual do Maranhão, estamos divulgando o curso de Hidrologia Básica de Estudo do Solo. Aproveitamos, também, para convidar a comunidade ludovicense a participar do nosso quadro de voluntários”, afirmou a superintendente da Defesa Civil.
Elitânia Barros esclarece que há dois tipos distintos de voluntários de Defesa Civil: o técnico e o solidário. O primeiro é aquele que tem especialidade, como geólogo, engenheiro, médico, pessoas que podem ajudar a comunidade numa situação de desastre. Já o voluntário solidário é aquela pessoa da comunidade que quer trabalhar nas ações de Defesa Civil espontaneamente.
Conscientização – O Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) acontece de segunda a domingo nas comunidades, à noite, quando são proferidas palestras de conscientização de como se preparar para um possível desastre. O trabalho está alcançando resultados positivos, com as famílias já levantando questionamentos.
“Quando se vai aos bairros e orienta a família para evitar plantar bananeira em cima de uma encosta porque ela acumula muita água e, provavelmente, pode provocar um deslizamento, aquela família se conscientiza que não pode plantar esse tipo de vegetação”, acrescentou Elitânia.
A família, também, é orientada a não cortar o pé da barreira. “Chegamos e damos uma palestra conscientizando as famílias locais que não devem colocar lixo no córrego”, disse a superintendente, observando que é praticamente um trabalho de formiguinha, que acontece diariamente e surte efeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.